triade

Artigos,Design

Os 3 elementos do web design

29 jan , 2014  

Um bom design não é somente um bom visual, e não há lugar melhor que a internet para provar isso. Na verdade, faz sentido pensar que o web design é feito de três componentes não-técnicos principais: design estético, design de informação e design de interface. Se você quer se tornar um ótimo web designer é essencial que você tenha conhecimento de todos os três.

Design Estético

Design estético é sobre deixar as coisas visualmente bem. Se você é bom nisso estará apto a criar sites que não só sejam bonitos, mas projetados apropriadamente. Diferentes designs transmitem diferentes mensagens para o usuário final, por isso é essencial que o visual se encaixe com a mensagem do site.

Uma embalagem de um suco de laranja não pode ter um design que mais parece de um produto de limpeza, e da mesma forma o design de um site não pode ser diferente da mensagem que se quer passar. Ainda que o visual seja bom, seu resultado poderá ser ruim. Por isso é importante que você como um web designer, não siga tendências ou modinhas cegamente.

Design de Informação

O design de informação é sobre preparar o conteúdo em um website da melhor forma possível, para que usuários possam efetivamente achar e digerir a informação. Em sites grandes, achar uma informação pode ser desafiador, mas seja em sites grandes ou pequenos, processá-la é sempre um problema.

Um bom exemplo de design de informação é como você organiza e formata um texto em uma página. As pessoas costumam passar os olhos sobre conteúdos em uma tela, e é muito melhor uma organização com cabeçalhos, subcabeçalhos ou diagramas. Técnicas como essas fazem a “digestão” do conteúdo ser muito mais eficiente, mas o design de informação não é limitado a uma única página, pois pode possuir estruturas, e sua eficiência dependerá de como você aloca essas informações em menus e submenus, ou como são as ligações entre as diferentes seções.

Há uma profissão dedicada a modelar e estruturar informação chamada Arquitetura de Informação. Um destes arquitetos mais famoso é Jesse James Garret, que por acaso também é pai do termo AJAX, criado em 2005.

Design de Interface

Por último, o design que cuida de como um usuário irá interagir com o site. A palavra ‘interface’ remete a um ponto ou superfície onde duas coisas se tocam. Então, uma interface web é ode uma pessoa e um website se encontram – menus, componentes, formulários e todas as outras formas que você consegue interagir com um website.

Um bom design de interface é sobre fazer com que a experiência de uso de um website seja fácil, efetiva e intuitiva. É muito mais fácil de demonstrar uma má interface simplesmente quando você percebe. Um simples exemplo é com ícones. Você alguma vez já olhou para um ícone e se perguntou “O que isso era pra representar?!”? Bom, isso é uma interface ruim. Utilizar ícones para diferenciar e significar diferentes tipos de conteúdo ou ações é apenas uma parte do design de interface.

E sobre…

Agora você deve estar perguntando, isso tudo é muito bom mas onde fica o CSS? e sobre o Flash? Bom, como foi dito, estes são os aspectos não-técnicos. No outro lado da moeda temos estas tecnologias e práticas como o HTML/CSS, Flash, Javascript e por aí vai. Você precisa saber como construir as coisas, a fim de desenvolvê-los de forma adequada, mas quando se trata de dizer o que faz o design, minha resposta continua Design de Interface, Design de Informação e Design Estético.

Qual a sua opinião? Eu perdi alguma parte essencial do web design? Ou você pensa que o desenvolvimento é uma parte essencial do web design em si? Não deixe de usar a área de comentários :)

, , , , ,


Comments are closed.