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Landing Pages: Parte 1 – Teoria

13 fev , 2014  

Antes de partir para a prática da criação de uma landing page, vou abordar alguns aspectos básicos desde tipo de página, o por que ele se diferencia de uma página inicial comum e como podemos otimizá-la. Em seguida, preparei um tutorial com um passo-a-passo da criação da página usando o Photoshop. Fique a vontade para comentar, dar sugestões e críticas!

Aspectos gerais

Uma boa landing page deve atrair a atenção do usuário rapidamente, portanto deve-se reduzir ao máximo a informação apresentada, priorizando os argumentos de venda. A primeira impressão é a que fica, portanto atenção na criação desta parte de um website nunca é de mais. Além de atrair o usuário para um produto ou serviço, as landing pages também podem lhe ajudar a captar e-mails para avisar sobre um futuro lançamento, por exemplo.

Call-to-action

Call-to-action é o elemento principal para dar início a interação do usuário com o website, pois é ele que chama para a ação desejada, seja um cadastro ou download de algum arquivo. Preferencialmente, a palavra que ocupa o botão deve representar exatamente aquilo que o botão faz, como por exemplo “Baixar o software” ou “Cadastre-se gratuitamente”. Evite genéricos, como um simples “Clique aqui”.

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Layout limpo

Nada de lotar sua landing page de informações! Quanto menos elementos na página, mais rápido e mais fácil o usuário navega em direção ao objetivo pretendido com o Call-to-action. Utilize “áreas de respiro”, que são espaços vazios na página que aumentam o conforto e diminuem a sensação de poluição visual.

Objetividade

A objetividade do conteúdo contribui consideravelmente no aspecto anterior, tornando mais fácil a criação de um layout limpo e de fácil entendimento. Revise seu conteúdo, priorizando aquilo que pode chamar a atenção do usuário. Se, mesmo revisando seu conteúdo ainda restarem muitas informações que considera importante, tente dividir o conteúdo em mais páginas, por exemplo: uma página que divulga um sistema, deixe os recursos para uma página secundária.

Teste e reteste

Tudo o que falei aqui não é absoluto e não necessariamente indicam que uma página é eficiente ou não, tudo depende de seus objetivos, do produto/serviço com o qual está lidando, bem como seu público-alvo. Ainda assim, tenha em mente que quanto menos conteúdo e distrações em uma página, maiores as chances do usuário efetuar a ação desejada. Faça testes A/B, convide amigos ou parceiros de trabalho para testarem suas páginas e assim determinar o que melhor atende suas necessidades.

Nos próximos dias, finalizarei um tutorial passo-a-passo da criação de uma landing page usando o Photoshop, tentando explicar ao máximo cada etapa, baseado nos conteúdos apresentados neste artigo. Espero que tenham gostado! Não deixem de comentar e compartilhar :)

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